Universidade de Lisboa - Instituto de Educação Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais
Metodologia de Investigação I
Prof. Fernando Albuquerque Costa
2017/2018
Reflexão Crítica.
A Unidade Curricular, Metodologia de Investigação I, integra as matérias obrigatórias para o Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais no ciclo 2017/2018.
A proposta da Unidade foi apresentar aos mestrandos as características que determinam a investigação científica de qualidade, principalmente aquelas que melhor se adequam à área educacional, com foco na produção de trabalhos que resultem em documentos confiáveis e que agreguem valor ao desenvolvimento da área.
Os textos que compõem a unidade contribuem para a compreensão das etapas a serem desenvolvidas para a construção de uma dissertação, cujo rigor transmita credibilidade aos que a utilizarem como fonte de pesquisa e informação.
Inicialmente tratou-se das questões éticas e dos pressupostos sob os quais a investigação deve pautar-se e, em seguida, foram disponibilizados textos que abordam o ponto de partida de um trabalho desta natureza, que é a definição do problema. Definir o problema implica em formular uma questão passível de ser relacionada entre duas ou mais variáveis, que possa ser investigada de forma imparcial pelo pesquisador e testável empiricamente.
A sequência dos textos cuidou das especificidades da metodologia de pesquisa quantitativa e qualitativa, seus processos, métodos, técnicas e etapas.
Dentre as leituras indicadas, ressalta-se a obra de Álvarez, Metodología de la investigatión cuantitativa y qualitativa: guia didática. Um manual elucidativo que descreve em detalhes as técnicas que compreendem essas metodologias, facilitando o entendimento, de forma global e sistêmica, do que é um trabalho investigativo.
Com intuito de colaborar para a gestão dos assuntos estudados e bibliografias coletadas, foi apresentada aos estudantes uma ferramenta digital de administração dos materiais estudados, pesquisados e coletados na web. O Mendeley é gratuito e oferece, dentre outros recursos, espaço para montagem de biblioteca pessoal, permite anotações e comentários dos textos lidos, marcação nos textos e montagem de referências bibliográficas.
Assim, a unidade representou o ponto de partida para as reflexões que deverão ocorrer a respeito do objeto de investigação a ser trabalhado no momento adequado do curso bem como as orientações técnicas necessárias para o trabalho de pesquisa no âmbito da dissertação que será construída.
Referências
Lisboa, U. D. E. (2016). Carta Ética para a Investigação em Educação e Formação do Instituto de Educação da
Universidade de Lisboa. A., 35960.
Álvarez, C. A. M. (2011). Metodología de la investigatión cuantitativa y qualitativa: guia didáctica. Retirado em:
https://carmonje.wikispaces.com/file/view/Monje+Carlos+Arturo+-+Gu%C3%ADa+did%C3%A1ctica+Metodolog%C3%ADa+de+la+investigaci%C3%B3n.pdfNeiva. Acesso em 13/1/2018.